Saiba mais ! Matéria prima

Cientistas da Universidade de Muster , na Alemanha , descobriram que o látex proviniente de uma planta chamada dente-de leão produz uma borracha com a mesma qualidade oferecida pela seiva da seringueira para a fabricação pneus.
Será que de ervas silvestres teremos pneus de alta tecnologia?

Fonte: www.ocarreteiro.com.br

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Saiba Mais! Porto de Itapoá

O porto de Itapoá- SC, tem um calado de 16 metros e é capaz de receber navios com capacidade 9000 TEU – Unidade equivalente a container de 20 pés . Sua capacidade futura é de 4,4 milhões de TEUs / ano. Calado é a designação dada à profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação. O calado mede-se verticalmente a partir de um ponto na superfície externa da quilha. Quilha é uma peça forte da embarcação, que se estende de forma general da proa à popa na parte inferior da nave(e às vezes removível); servindo para possibilitar à derivada lateral e para o reforço do fundo. O Container é, primordialmente, uma caixa, construída em aço, alumínio ou fibra, criada para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso constante.
TEU - Os containers são modulares, e os de 20' (vinte pés) são considerados como um módulo, sendo denominados TEU - Twenty Feet or Equivalent Unit - unidade de vinte pés ou equivalente, e são considerados o padrão para a definição de tamanho de navios porta-containers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário