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Cientistas da Universidade de Muster , na Alemanha , descobriram que o látex proviniente de uma planta chamada dente-de leão produz uma borracha com a mesma qualidade oferecida pela seiva da seringueira para a fabricação pneus.
Será que de ervas silvestres teremos pneus de alta tecnologia?

Fonte: www.ocarreteiro.com.br

domingo, 17 de julho de 2011

Evolução dos caminhões

Embora nos últimos 30 anos a evolução dos caminhões tenha sido grande, não é nada comparado ao que a fabricante russa Kamaz prevê para as próximas décadas. Os designers Elena Petrova e Konstantin Fedorov, projetaram o Flex Futurum, um novo conceito de caminhão. Com motores elétricos alimentados de células de hidrogênio, o veículo não emitiria gases poluentes e ainda poderia alcançar rendimentos maiores que os movidos a óleo diesel. Como se não bastasse, esse propulsor possui maior autonomia, ou seja, a freqüência de reabastecimento é bem menor. Diversas funções realizadas pelos motoristas são dispensadas por uma espécie de piloto automático. No entanto, o condutor não perdeu o seu lugar. Pequenos ajustes ainda dependem dele. Informações, como o nível de combustíveis e dados sobre o percurso são exibidas no pára-brisa - que virou painel. Ideal para as longas viagens, o caminhão dos sonhos possui ainda banheiro, cozinha e quarto. Contudo, se parece surreal, que tal um caminhão flexível, com um sistema que modifica seu tamanho conforme a quantidade de carga armazenada? O Flex Futurum propõe exatamente isso. Graças a uma membrana flexível na estrutura e um sistema de cabos e vigas laterais que controlam a movimentação, o caminhão de 7,5 m pode chegar aos 20 m de comprimento. Para os projetistas esse veículo só será possível num futuro ainda bem distante - no ano de 2040. Fonte: Fernando Fischer / texto: Weslei Nunes

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