Saiba mais ! Matéria prima

Cientistas da Universidade de Muster , na Alemanha , descobriram que o látex proviniente de uma planta chamada dente-de leão produz uma borracha com a mesma qualidade oferecida pela seiva da seringueira para a fabricação pneus.
Será que de ervas silvestres teremos pneus de alta tecnologia?

Fonte: www.ocarreteiro.com.br

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Saiba mais! Brasil precisa investir aproximadamente R$ 1 tri em logística

O setor de transportes é um dos principais pontos para os quais o Brasil deve direcionar seus investimentos. Essa é a opinião de Paulo Fernando Fleury, diretor geral do Instituto Ilos de Logística e Supply Chain – entidade criada por professores da Universidade do Rio de Janeiro. Durante o 8º Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas, que aconteceu no dia 27 de setembro, Fleury apresentou um estudo mostrando o quanto deveria ser investido no país para que os modais portos, ferrovias e rodovias possam ser competitivos internacionalmente. Ao todo, R$ 983 bilhões devem ser gastos no longo prazo para o Brasil melhorar a logística interna. Enquanto o custo em logística, em 2010, representou 10,6% do PIB - Produto Interno Bruto, nos Estados Unidos a soma chegou a 7,6% do PIB. Segundo Fleury, de 1,6 milhão de quilômetros de estradas apenas 200 mil quilômetros são pavimentados. Por isso seriam necessários R$ 811,7 bilhões para o Brasil equiparar sua malha com a dos Estados Unidos, por exemplo. “No PAC um o governo destinou R$ 43,5 bilhões. O Brasil tem um déficit gigante em logística”, afirmou. No transporte ferroviário, enquanto o Brasil construiu 29 mil quilômetros de ferrovias, os Estados Unidos possuem 227 mil quilômetros de trilhos. Dos R$ 130,8 bilhões necessários para melhorar esse tipo de transporte, o estudo de Fleury afirma que R$ 120 bilhões devem ser destinados para a recuperação da malha já existente. “Apenas 10% são plenamente ocupados, e 4,7 mil quilômetros estão em mau estado.” Em portos, terceiro modal base para a logística, são necessárias 133 obras para reduzir o déficit, segundo o especialista. Os investimentos precisam somar R$ 40,5 bilhões ao longo dos anos, calcula Fleury. O PAC 1 destinou R$ 3,3 bilhões para a expansão do sistema portuário. Fonte: Valor Econômico

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